Se empreender já é um caminho árduo por si só, empreender como mulher pode ser ainda mais difícil – levando em conta a jornada dupla que muitas de nós precisam conduzir, conciliando maternidade e negócios, além do machismo que aparece em diversas áreas, fazendo com que o reconhecimento demore ainda mais para chegar. Na jornada em busca de realização profissional, nada como mergulhar na história de outras mulheres para fortalecer a própria motivação. Pensando nisso, separamos algumas leituras inspiradoras para vocês:

1) De princesa a rainha da moda (Diane von Fürstenberg)

Editora Seoman

(Foto: site oficial/Saraiva)

De origem judia, após se casar com o príncipe Egon von Fürstenberg, ter dois filhos e se divorciar, Diane é atualmente considerada uma das estilistas mais influentes do mundo da moda. No livro, ela conta as três fases de sua vida como empreendedora: o sonho americano, a volta triunfal e a nova era. Construindo um legado que vai muito além da moda, Diane ainda reflete sobre o que significa ser uma mulher através de sua escrita honesta e inspiradora.

2) Empreendedoras.Coaching – Dicas de Mulheres Empreendedoras (Andreia Roma, Fabiana Saad, Geovana Quadros)

Editora Leader

(Foto: site oficial/Editora Leader)

Organizado por Andreia Roma (fundadora da Editora Leader), Fabiana Saad e Geovana Quadros, o livro traz uma compilação de mulheres que viram nos momentos de crise uma oportunidade de crescimento e atualmente estão à frente de suas carreiras. Essas mulheres contam em seus relatos um pouco de suas histórias de vida, suas dificuldades, conquistas e suas opiniões a respeito dos desafios de empreender.

3) O ano em que disse sim – como dançar, ficar ao sol e ser a sua própria pessoa (Shonda Rhimes)

Editora Best Seller

(Foto: site oficial/Saraiva)

Shonda Rhimes é responsável não apenas pela criação de alguns dos seriados mais reconhecidos mundialmente (como o famoso Grey’s Anatomy), mas também por um verdadeiro império. Nesse livro, ela conta como foi a experiência de passar um ano dizendo sim a convites profissionais que a obrigavam a sair da zona de conforto e ainda reflete sobre maternidade, autoestima e empoderamento.

4) Empreendedoras de Alta Performance (Andreia Roma, Tatyane Luncah, Vanessa Cotosck)

Editora Leader

(Foto: site oficial/Editora Leader)

Também lançado pela editora Leader, Empreendedoras de Alta Performance reúne a história de 40 mulheres brasileiras – entre elas, a de Francesca Diana, reconhecida designer de bijuterias. O livro ainda traz estratégias e dicas de empreendedorismo para quem também está se aventurando no mundo dos negócios.

5) Girlboss (Sophia Amoruso)

Editora Seoman

(Foto: site oficial/Saraiva)

Sophia Amoruso tinha 22 anos quando começou a vender roupas usadas no Ebay. Saindo do zero, Sophia se tornou – 8 anos depois – fundadora e CEO da Nasty Gal, um e-commerce avaliado em mais de 100 milhões de dólares. Com mais de 350 funcionários, nesse livro a empresária conta a sua história e os desafios que atravessou, além de dar dicas para quem está começando. O livro chegou a inspirar uma série de mesmo nome na Netflix.

Não é novidade que atualmente a colaboração suplantou a competitividade, então que tal aproveitar o momento para se inspirar na história de outras mulheres e levar os conhecimentos delas para a sua trajetória também?