Fazer networking é uma prática fundamental para quem está começando o seu próprio negócio ou deseja elevar sua empresa a outro nível. Não importa há quanto tempo está no ramo, qualquer empreendimento gira em torno de relacionamentos e, por isso, o networking é tão importante. “Dentro dessa rede de contatos, é bem válido oferecer valor à cadeia com a qual se relaciona e receber dela também, o que chamamos de equilíbrio sistêmico de troca entre dar e receber. Tão importante quanto, ao se pensar em prosperidade, é ajudar o outro sem esperar nada em troca. A roda da abundância está sempre girando e se equilibrando. Em algum momento, a pessoa que colabora com outra acaba também recebendo uma colaboração, seja dela ou de outra pessoa”, explica Rafaela Generoso, coach de Prosperidade e Riqueza.

É bem provável que, em algum momento da sua vida, você já tenha feito networking, mas saber o lugar exato para se relacionar com as pessoas certas é um ganho e tanto para o seu negócio. “É importante frequentar lugares onde está a sua persona, o seu cliente em potencial, assim como lugares onde pessoas da mesma área ou área correlata estão, pois podem surgir boas parcerias. Lugares como feiras, eventos e seminários são muito interessantes”, indica Rafaela. As redes sociais também são uma ótima forma de fazer networking. Instagram, Linkedin, Facebook e até WhatsApp podem se tornar bons aliados na hora da prática. “Um ponto chave para o sucesso no networking é ter prazer em se relacionar, assim, os outros terão esse mesmo prazer em se relacionar com você, pois será algo natural”, continua.

Uma das principais vantagens de fazer networking é poder transformar contatos em clientes para o seu negócio. Segundo Rafaela, existem algumas táticas que podem ajudar a arrematar esses possíveis clientes. “Primeiro, se liberte da ansiedade de fechar um negócio e gere valor para essa pessoa. Se relacione de forma sincera, idônea e positiva com a sua persona e, quanto mais você gerar valor para ela, gerar confiança e demonstrar sua autoconfiança, maiores são as chances dela desejar comprar de você, mesmo antes de você oferecer seus serviços ou produtos”, finaliza.